Como exportar para o Mercosul: veja como a Pibernat pode ajudá-lo!

como exportar para o mercosul
4 minutos para ler

As dúvidas sobre como exportar para o Mercosul são recorrentes. Muito embora o acordo comercial firme diretrizes interessantes aos negócios, facilitando as trocas de mercadorias entre territórios, é comum que os gestores tenham certas ressalvas iniciais. Para aproveitar todos os benefícios do bloco, é preciso entendê-lo com propriedade. 

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre os trâmites envolvidos na exportação para o Mercosul — principais regras, benefícios e possíveis erros. Além disso, saberá como a Pibernat por descomplicar o processo de internacionalização de produtos em parceiros que integram o bloco.

Boa leitura!

Quais são as regras para exportar para o Mercosul?

O Mercosul é, na prática, uma grande oportunidade às empresas brasileiras. O acordo comercial entre países sul-americanos (e demais parceiros envolvidos) é uma excelente abertura para o escoamento internacional de mercadorias

De forma a viabilizar a operação no exterior, porém, é preciso ficar atento às normativas do bloco, evitando erros que podem comprometer os procedimentos. Entre os documentos necessários, por exemplo, despontam:

  • fatura pró-forma, que rege os dados para o fechamento de negócios;
  • nota fiscal (NF), que deve acompanhar o produto vendido em toda a sua jornada de transporte até a fronteira;
  • fatura comercial, que formaliza a transferência de propriedade sobre a mercadoria;
  • conhecimento de embarque, que representa prova de transporte e comprovante de entrega;
  • romaneio, que enumera os volumes e descreve suas qualidades;
  • certificado de origem, que confirma a origem do material.

Além disso, cabe ao embarcador a missão de conhecer as regras de exportação, que envolvem práticas como:

  • obtenção de RADAR (Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, obrigatório a todas as empresas que operam no exterior);
  • definição das NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul)
  • utilização do Portal Único
  • adaptação de fichas técnicas.

Quais são os benefícios para a sua empresa?

Considerando a complexidade dos trâmites relacionados à exportação, não seria equivocado dizer que uma das maiores vantagens do comércio no Mercosul é a redução dos impostos para comprador e vendedor. Isso permite que o produto importado chegue aos países parceiros com preços competitivos.

Tudo isso converge, enfim, a um ponto importante ao comércio internacional: a agilidade. Se o cliente está precisando da mercadoria, por exemplo, é possível que ele a receba após dois dias do embarque, o que não é comum em transações mais distantes — entre Brasil e Europa, por exemplo. A negociação entre os países do Bloco do Mercosul, ganha em agilidade e redução de custos pela proximidade e portanto a vantagem é o fortalecimento da economia intra bloco.

Como a Pibernat descomplica o processo de exportação para o Mercosul?

A Pibernat tem mais de 30 anos de experiência em comércio exterior e domina as melhores práticas operacionais. Hoje, a empresa garante assessoria especializada para que seus parceiros apliquem com êxito suas estratégias internacionais.

Para descomplicar os trâmites estrangeiros, a Pibernat auxilia na classificação fiscal da mercadoria, na emissão de documentos (tais como certificado de origem, fatura comercial e packing list) e, inclusive, no desembaraço aduaneiro. Além disso, a companhia oferece serviços eficientes de escoamento a partir de seu braço focado em transportes, a Pibernat Logística.

Vale mencionar, por fim, que a Pibernat se responsabiliza por toda a burocracia do processo comercial entre nações, favorecendo aqueles que, embora desejem, tenham dúvidas sobre o assunto.

O conteúdo foi relevante e despertou em você alguns insights valiosos em relação a como exportar para o Mercosul? Ótimo! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a viabilizar a operação, alavancando a lucratividade do seu negócio — nacional e internacionalmente.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-