Como a Pibernat ajuda com o custo de armazenagem da sua empresa?

custo de armazenagem
6 minutos para ler

Em tempos de crise como a que estamos vivenciando nesse momento, cabe aos gestores das empresas buscar estratégias e soluções eficientes para manter as operações em dia e principalmente sustentar a saúde financeira do negócio.

Quando o assunto é logística e comércio exterior, esse desafio se torna ainda mais complexo. Por isso, todas ações, em especial as de redução de custo de armazenagem, precisam ser extremamente estudadas e planejadas. Mas como enxugar os gastos logísticos e manter a eficiência das operações de comércio exterior em um período tão turbulento como este?

Como especialistas no assunto e dispostos a trazer as melhores soluções operacionais aos nossos clientes, preparamos este post exclusivo sobre a atuação da Pibernat neste momento delicado para todo o setor e para mostrar um pouco dos diferenciais em que nos baseamos para garantir mais eficiência em suas parcerias.

Quer conferir e entender melhor quais são essas ações e estratégias utilizadas pela empresa? Então, continue a leitura e não deixde de tomar nota das dicas a seguir. Vamos começar!

Quais são os principais desafios das empresas com armazenagem? 

Quando falamos em logística e comércio exterior no Brasil, é preciso levar em consideração que estamos tratando de um país imenso, de extensões continentais e com especificidades em cada região. Ou seja, as operações podem ser totalmente diferentes a cada porto ou aerpoporto, cabendo aplicar ações e estratégias de acordo com essas diferenças.

Em geral, isso pode incluir uma série de fatores específicos, como os citados a seguir:

  • regras e normas de cada zona portuária ou aeroportuária;
  • legislações locais;
  • falta de infraestruturas disponíveis de armazenagem da empresa;
  • taxas altas de armazenagem;
  • o perfil e tipo de produto;
  • burocracias para a retirada dos produtos;
  • o tempo de nacionalização para cada carga;
  • monopólios em cada cidade ou estado.

A Pibernat, por estar presente em todo o território nacional, reconhece perfeitamente todos esses desafios e busca por soluções específicas em cada região atendida ao levar em consideração as necessidades do cliente e as questões de infraestrutura e burocráticas da área em questão.

Para que compreenda melhor, podemos destacar algumas características da região Sul e Sudeste, ambas com portos e aeroportos importantes e a todo vapor nas operações de comércio exterior, porém com funcionamentos e desafios totalmente distintos. A seguir, separamos dois exemplos para entender com mais detalhes. Confira.

Rio Grande do Sul 

O maior estado sulista conta basicamente com um único porto e isso resulta em uma espécie de monopólio no qual as taxas e impostos são extremamente altos e muitas vezes inviáveis para alguns clientes. Como o assunto é redução de custos de armazenagem, cabe aos gestores gaúchos buscarem alternativas externas e terceirizadas que minimizem esses gastos e, de quebra, otimizem outras operações.

Pibernat é destaque na região justamente por contar com um parceiro estratégico que fica próximo ao porto do Rio Grande do Sul, o que possibilita tirar a carga da zona primária e armazená-la em um depósito particular, com custos muito mais acessíveis, serviços personalizados e uma infraestrutura mais adequada.

Além da redução do custo de armazenagem, a Pibernat, por meio desse parceiro estratégico, consegue ainda atrelar o frete para transferências ou entregas com o mesmo veículo para o cliente e, por estar localizada próxima ao porto, devolver o container o mais rápido possível, evitando assim mais gastos com o aluguel do equipamento.

São Paulo 

Apenas para diferenciar as características operacionais de cada região do país, podemos comparar também a situação de São Paulo. Enquanto o Rio Grande do Sul conta com apenas um porto, o estado paulista já opera com zonas diversas para o comércio exterior.

Por um lado, esse cenário aumenta a gama de opções e parcerias que a sua empresa pode encontrar para as suas operações logísticas e de desembaraço aduaneiro. Por outro lado, a dificuldade de elaborar estratégias realmente eficientes de redução de armazenagem também são mais elevadas.

A Pibernat, cumprindo o papel de integrador logístico, se propõe a oferecer soluções mais amplas e completas, muito além de simplesmente disponibilizar um espaço de armazenagem para o seu produto. Em São Paulo, diversos parceiros oferecem serviços diferenciados para nossos clientes, desde o suporte logístico de coleta e distribuição, até cuidados especiais com a carga em seus estoques.

Alguns exemplos são repaletização, etiquetagem, vistorias de containers e estocagem adequada para cada tipo de material, o que nem sempre são fatores de preocupações na zona portuária.

Também é válido destacar que essas estratégias não se limitam às cargas desembarcadas nos portos. Ainda em SP, enquanto diversas empresas precisam arcar com as taxas altas impostas pela EMBRAER, a Pibernat conta com um parceiro exclusivo que consegue reduzir em até 40% esses gastos de armazenagem na capital do estado.

E quais são os principais diferencias da Pibernat?

A Pibernat opera como um integrador logístico, ou seja, com uma visão mais ampla, centralizada e integrada de ponta a ponta. Enquanto muitas empresas quebram a cabeça e envolvem diversos operadores em uma única negociação de comércio exterior, nós organizamos tudo em um único canal e oferecemos um “pacote” completo para todas as necessidades de sua empresa.

Sendo assim, desde o estudo e planejamento dos custos de sua operação, passando pelo monitoramento e chegando até o momento de desembaraço, liberação e armazenagem de sua carga, você terá o mesmo canal de comunicação: a Pibernat.

Além disso, valorizamos o seu tempo de experiência e capacitação no setor para oferecer soluções personalizadas ao considerar as especificidades de cada área de atuação e da região. Por fim, a Pibernat atua com parcerias de alta capacidade, com infraestruturas adequadas, tecnologias de ponta e serviços de alto padrão.

Em resumo, essas são as dicas de como a Pibernat opera para oferecer soluções estratégicas e redução de custos de armazenagem durante as suas operações. Em tempos turbulentos como este, investir nessas ações vai gerar mais eficiência ao seu negócio e reduzir os riscos e gastos excessivos com o comércio exterior.

Sendo assim, otimize as suas operações e encontre soluções personalizada para as suas operações durante e depois do período de crise. Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça melhor as nossas propostas.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-