5 motivos para você contratar uma empresa especializada em Desembaraço Aduaneiro

empresas de comércio exterior
6 minutos para ler

Contratar empresas de comércio exterior especializada em desembaraço aduaneiro e logística internacional que atuem com confiança, credibilidade e simplificação de processos burocráticos é essencial para implementar uma gestão equilibrada e sem barreiras. Apesar de muito importante, no entanto, esse também é um assunto complexo, que exige conhecimento e expertise.

Uma boa estratégia para resolver problemas do cotidiano é buscar por ajuda profissional, por meio da qual é possível reduzir custos, prever etapas, acompanhar os processos e seus devidos status. Além disso, aumentar as vendas e garantir segurança nas operações.

Para que entenda melhor o assunto, neste artigo, vamos falar sobre o tema e apontar 5 bons motivos para você contratar uma empresa de comércio exterior especializada em desembaraço aduaneiro e se beneficiar de seus serviços. Com uma boa pesquisa, é possível identificar profissionais qualificados, que vão trazer ótimos resultados para seu negócio. Continue a leitura.

O que faz uma empresa de comércio exterior especializada em Desembaraço Aduaneiro?

Uma empresa de comércio exterior especialista em desembaraço aduaneiro de mercadorias é responsável por todos os procedimentos necessários para a liberação do produto, de acordo com as exigências da legislação de cada país.

Deve apresentar um amplo portfólio de serviços, sendo que existem diferentes necessidades para que uma companhia possa exportar ou importar.

Existem diversas empresas que atuam nessa área. Na hora de optar pela que ofereça a melhor solução para o seu negócio, o ideal é se pautar em diferenciais como segurança, agilidade e confiabilidade. Dessa forma, é possível saber se ela realmente tem capacidade de oferecer benefícios para a sua atuação.

Logística Door To DoorPowered by Rock Convert

Quais os 5 motivos para contratar uma empresa de comércio exterior especializada em Desembaraço Aduaneiro?

1. Auxílio no acompanhamento de atualização de leis

A legislação para atuar em comércio internacional pode mudar a qualquer momento, o que torna preciso acompanhar o panorama constantemente. Um exemplo são as modificações nas regras para importação, que passaram a valer em 2018, como a implementação da Duimp.

No geral, essas transições são propostas em busca de melhorias. Porém, se o gestor não estiver atento, pode cometer erros por desinformação.

Quando se conta com a ajuda especializada, o quadro profissional da empresa especializada sempre estará ciente de qualquer modificação e pode ajudar a sua empresa nesse monitoramento. Também deverá orientar o que deve ser feito de acordo com cada caso.

2. Encontro dos melhores fornecedores

Uma empresa de comércio exterior especializada em desembaraço aduaneiro e logística internacional atende a exportadores e importadores, desde pequenas empresas até multinacionais, com diferentes motivações. Além disso, auxilia na identificação de fornecedores de acordo com a demanda apresentada.

As empresas de pequeno e médio porte buscam uma solução em logística. Além do portfólio de serviços de despacho aduaneiros, elas procuram a experiência com os melhores prestadores para o frete internacional ou para o frete rodoviário nacional, além da prestação de serviços de armazenagem.

as empresas de maior porte buscam por segurança, confiabilidade e agilidade nos serviços do desembaraço aduaneiro. Também são importantes para elas serviços diferenciados, como o drawback e a administração de pedidos, que faz o acompanhamento door to door do processo.

Cada cliente das empresas de maior porte e multinacionais tem necessidades específicas. Sendo assim, é importante encontrar fornecedores que apresentem soluções desenhadas de acordo com as necessidades.

Uma dica é optar por empresas que possuam profissionais alocados internamente, fazendo trabalho in house para algumas grandes empresas. Equipes dedicadas outside, ou seja, dentro do escritório, também têm ótimos indicadores e atendem às operações em sua totalidade.

3. Redução de custos

O custo da logística está relacionado à capacidade de fazer com que o produto chegue às mãos e atenda à necessidade do cliente no menor tempo possível. Diante disso, o indicado é optar por uma empresa especialista que tenha expertise e distribuição geográfica.

Dessa forma, ela conseguirá trabalhar com o cliente questões relacionadas ao custo, à performance e à eficiência na prestação dos serviços. O custo, olhado de forma isolada, pode se tornar uma grande dor de cabeça. Por exemplo, vamos pensar em um caso em que somente uma das etapas seja considerada e o gestor decida que ele vai reduzir o preço do frete.

Como é preciso pensar na logística em sua totalidade, o resultado pode ser que o gasto seja muito maior, devido às questões relacionadas ao tempo de entrega, entre outros pontos na etapa de a classificação ou na demora na liberação aduaneira. Tudo isso pode impactar de forma negativa e triplicar o custo.

4. Geração de diferencial competitivo

No comércio internacional, quanto maior a expertise, melhores as soluções em tecnologia, qualificação do quadro funcional e, principalmente, com o conhecimento que a empresa vai adquirindo ao longo do tempo.

Assim, é possível oferecer soluções personalizadas a cada cliente, independentemente da área de atuação ou região que trabalhe. Uma empresa especializada é de grande ajuda, pois com atuação ampla e integração dos processos é possível realizar uma cobertura completa e eficiente.

5. Desenvolvimento de um processo logístico eficiente

O comércio exterior envolve um processo complexo, que vai desde o momento em que a mercadoria sai de seu fornecedor, até seu armazenamento e, finalmente, entrega para o cliente. Cada etapa corresponde a uma fase importante. Sendo assim, é preciso que a logística seja capaz de atender cada necessidade, de acordo com o cenário apresentado.

Isso é possível a partir da coordenação eficiente, em que cada parte é realizada de modo otimizado para que o ciclo seja concluído satisfatoriamente. Uma empresa de comércio exterior cuida de todos os fluxos e auxilia em todos os momentos e conforme cada caso.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de se contratar uma empresa especialista em desembaraço aduaneiro e logística internacional, pode avaliar estrategicamente e definir qual a melhor solução para o seu negócio. Na hora de tomar essa importante decisão, é recomendável buscar por parceiros consolidados no mercado e que tenham um trabalho reconhecido pela qualidade e pelo compromisso.

Se você gostou do conteúdo e quer conversar mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco para que um dos nossos especialistas ajude a encontrar o melhor caminho para o seu negócio.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-