Confira 5 dicas para melhorar a gestão logística agora mesmo!

gestão logística
3 minutos para ler

Ter uma gestão logística bem alinhada é tão importante para uma empresa quanto oferecer um produto ou serviço de qualidade, afinal, além de vender, é preciso garantir que a entrega ocorra com eficiência e conforme o planejado.

Apesar de cada negócio apresentar suas próprias demandas e características, existem algumas dicas que servem para organizações de diferentes setores de atuação e tamanhos, as quais garantem uma gestão logística eficiente.

Nós separamos algumas delas para você. Quer conferir? É só continuar a leitura e ver como melhorar a competitividade e a relevância do seu negócio no mercado com organização e otimização de prazos.

1. Monitorar adequadamente o estoque

A administração correta do estoque garante o equilíbrio necessário para uma gestão logística eficiente, visto que o excesso de mercadorias significa investimento errado e a falta impede que o fluxo de entrega ocorra normalmente.

Em ambos os casos, o resultado é prejuízo financeiro aliado a descrédito no mercado. Para evitar esse tipo de problema, faça o monitoramento adequado do estoque a fim de garantir que todos os compromissos sejam cumpridos e que os recursos sejam inteligentemente direcionados. Com um planejamento estratégico e uma análise da empresa e suas potencialidades, serão alcançados melhores resultados.

2. Investir em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da gestão logística, uma vez que o uso de softwares específicos permite acesso rápido e seguro a dados importantes, além de acompanhamento e controle de departamentos e processos, entre os quais estão o estoque, por exemplo. Outra vantagem é a otimização do tempo e a facilidade de usar sistemas com acesso on-line e precisão de informações relevantes.

3. Fazer parcerias com bons fornecedores

Ter bons parceiros fornecedores é um ponto central para uma boa gestão logísticas, afinal é preciso garantir os suprimentos necessários para o funcionamento da empresa. O ideal é buscar por empresas que sejam referências em seus mercados e se atentem rigorosamente ao cumprimento dos prazos estabelecidos em contrato. Lembre-se: atrasos geram prejuízos e comprometem o crescimento de seu negócio.

4. Contar com ajuda de um profissional

É sempre importante buscar por ajuda de um profissional em gestão logística para apontar caminhos e melhorar o desempenho do negócio. Com um olhar clínico e uma visão ampla, um consultor oferece soluções inéditas e adequadas para a melhoria dos processos.

5. Definir e acompanhar indicadores de desempenho

Uma boa maneira de mensurar se as estratégias adotadas estão saindo conforme o esperado é definir indicadores de desempenho e analisar periodicamente os resultados apontados pelos dados obtidos a partir deles.

Também conhecidos como Key Performance Indicator (KPI), essa métricas auxiliam nas análises técnicas e facilitam a identificação de pontos a serem corrigidos. Entre os principais, estão:

  • custo unitário de produção;
  • tempo de entrega;
  • número de entregas;
  • satisfação do cliente;
  • taxa de extravio.

Agora que você já sabe a importância de uma gestão logística eficaz na sua empresa, siga as nossas dicas e otimize os processos do seu negócio. Lembre-se de que o cumprimento dos prazos estabelecidos é um fator determinante para a satisfação dos clientes.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas também confiram e melhorem seus resultados.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-