Confira 8 dicas para melhorar a gestão logística agora mesmo!

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Ter uma gestão logística bem alinhada é tão importante para uma empresa quanto oferecer um produto ou serviço de qualidade. Afinal, além de vender, é preciso garantir que a entrega ocorra com eficiência e conforme o planejado.

Mas para ter uma logística de qualidade, é necessário saber monitorar, fazer investimentos, parcerias e muito mais. Pensando nisso, fizemos este artigo para dar dicas fortes, que podem ajudar o desempenho do seu negócio, mesmo com as suas próprias demandas e características. Confira!

Por que a gestão logística é essencial no avanço de qualquer negócio?

A base da logística é o controle completo da compra até a entrega dos pedidos dos clientes. Isso envolve o armazenamento e a movimentação de produtos desde a origem, em que os produtos são solicitados, até o consumidor final.

O foco de quem gerencia esse processo é tornar o serviço mais eficiente, econômico e conveniente para sua organização. Quando bem executada, a logística proporciona companhias mais enxutas e lucrativas.

Ela também garante mais visibilidade sobre a movimentação de mercadorias, desde a aquisição até o consumo. Aqui, separamos alguns benefícios de uma logística de qualidade nas empresas, que vão ser úteis no seu empreendimento. Veja, abaixo!

Ter vantagem competitiva

Com a certeza que seus clientes estão recebendo suas mercadorias dentro do prazo e em boas condições, a sensação de dever cumprido se torna real. Mas saber que você está à frente dos concorrentes por se diferenciar é ainda melhor!

Prevenir perdas

Uma empresa que sofre atrasos por deterioração, perdas e roubos de produtos não tem uma boa logística para garantir que sua remessa chegue como o cliente gostaria. Se isso acontece com você, é importante descobrir a origem da falha e trabalhar em uma melhoria.

Aumentar a transparência

As pessoas se sentem mais confortáveis imediatamente com a companhia que entregou suas mercadorias conforme o esperado, o que faz eles terem mais confiança na empresa. Dessa forma, quando acontecer um eventual problema, seus clientes não vão tirar sua toda sua credibilidade.

O que fazer para ter uma gestão logística eficiente e alinhada ao objetivo do negócio?

Alguns passos são importantes nesse processo. Veja!

Monitore adequadamente o estoque

A administração correta do estoque garante o equilíbrio necessário para uma gestão logística eficiente, visto que o excesso de mercadorias significa investimento errado, e a falta delas impede que o fluxo de entrega ocorra normalmente. Em ambos os casos, o resultado é prejuízo financeiro, aliado a descrédito no mercado.

Para evitar esse tipo de problema, faça o monitoramento adequado do estoque, a fim de assegurar que todos os compromissos sejam cumpridos e que os recursos sejam inteligentemente direcionados. Com um planejamento estratégico e uma análise da empresa e suas potencialidades, serão alcançados melhores resultados.

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da gestão logística, uma vez que o uso de softwares específicos permite acesso rápido e seguro a dados importantes, além de acompanhamento e controle de departamentos e processos, entre os quais está o estoque.

Outra vantagem é a otimização do tempo e a facilidade de usar sistemas com acesso on-line e precisão de informações relevantes, em vez de ficar no tradicional papel, que se acumula aos montes, podendo gerar desorganização, e ainda corre risco de sofrer danos físicos.

Faça parcerias com bons fornecedores

Ter bons parceiros fornecedores é um ponto central para uma boa gestão logística, afinal, é preciso garantir os suprimentos necessários para o funcionamento da empresa. O ideal é buscar por empresas que sejam referência em seus mercados e tenham atenção rigorosa ao cumprimento dos prazos estabelecidos em contrato. Lembre-se: atrasos geram prejuízos e comprometem o crescimento de seu negócio.

Conte com ajuda de um profissional

É sempre importante buscar a ajuda de um especialista em gestão logística para apontar caminhos e melhorar o desempenho do negócio. Com um olhar clínico e uma visão ampla, um consultor oferece soluções inéditas e adequadas para a melhoria dos processos.

Defina e acompanhe indicadores de desempenho

Uma boa maneira de mensurar se as estratégias adotadas estão saindo conforme o esperado é definir indicadores de desempenho e analisar periodicamente os resultados apontados pelos dados obtidos a partir deles.

Também conhecidas como Key Performance Indicator (KPI), essas métricas auxiliam nas análises técnicas e facilitam a identificação de pontos a serem corrigidos. Entre as principais, estão:

  • custo unitário de produção;
  • tempo de entrega;
  • número de entregas;
  • satisfação do cliente;
  • taxa de extravio.

Facilite a comunicação entre funcionários

O caráter de uma empresa transparece pelos seus funcionários. Quando os gerentes se comprometem a fortalecer os relacionamentos com os colaboradores, todo o negócio fluí melhor e se torna mais produtivo.

Assim, cria-se uma cultura de sucesso. Para isso, dê atenção até aos pequenos momentos, como perguntar a alguém como foi seu dia. Escute o que os funcionários estão pensando sobre a empresa. Seja transparente sobre as decisões e dê oportunidade para a colaboração de outras pessoas na solução de problemas.

Tenha um planejamento para gerenciar riscos

É necessário saber todos os processos que envolvem a cadeia de suprimentos, desde a compra, passando pelo controle de estoque, pela venda, e pela entrega ao cliente, para chegar no ao recebimento da venda.

Por isso, tenha um plano que use mecanismos de organização de processos para antecipar problemas, como quando alguma parte da cadeia não estiver funcionado da maneira que deveria e, assim, conter demais falhas antes que atinjam uma escala.

Dê treinamentos periódicos a seus colaboradores

Os funcionários são a base da empresa, por isso, precisam ser qualificados e treinados para organizar e monitorar processos, e saber utilizar a tecnologia para eventuais problemas do dia a dia. Saiba que colaboradores treinados diminuem custos, pois estão capacitados para encontrar soluções rápidas, o que baixa a quantidade de erros cometidos.

Como o cumprimento dos prazos é fundamental para se ter bons resultados?

Além da falta de credibilidade por parte dos clientes — com as redes sociais, isso tem um impacto muito maior —, seus gastos vão ser maiores, seja por inconveniências com a mercadoria, seja pela falta de controle em saber a real causa da falha.

Sua empresa pode acabar, por exemplo, contratando mais pessoas, sem necessidade. É tão importante saber gerir os prazos que a soma desses problemas pode causar, até mesmo, a falência de um negócio.

Agora que você já sabe a importância de uma gestão logística eficaz na sua empresa, siga as nossas dicas e otimize os processos do seu negócio. Lembre-se de que o cumprimento dos prazos estabelecidos é um fator determinante para a satisfação dos clientes.

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Vale a pena fazer outsourcing de gestão logística?
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