[INFOGRÁFICO] Conheça a Logística Door to Door e suas vantagens

logística door to door
7 minutos para ler

Imagine um mundo sem fronteiras, no qual sua empresa pudesse comprar, vender e fazer negócios com diferentes países de uma forma prática e rápida. Na prática, é claro que os processos são um pouco mais complexos do que isso, mas podemos garantir que, hoje, com o avanço da tecnologia e a certas operações especiais, essa aproximação entre clientes e fornecedores de qualquer lugar do planeta se tornou uma realidade descomplicada.

É o caso da logística Door to Door, que será o assunto principal deste post. Você quer entender como funciona esse conceito e saber por que toda empresa que busca excelência em seu supply chain deve investir nele? Então continue a leitura e tome nota das informações abaixo.

Afinal, o que define a logística Door to Door? 

Podemos definir a logística Door to Door como uma operação na qual a empresa fica responsável por todo o trâmite da mercadoria desde a coleta no supplier até a entrega final ao cliente. Ao pé da letra, é um processo de porta a porta entres as duas partes

Portanto, a ideia é que o comprador consiga ter um monitoramento real de cada etapa de sua compra, incluindo a expectativa de produção da carga, o monitoramento do lead time, a conferência do pedido para saber se o que será embarcado está de acordo com o que o cliente pediu e o acompanhamento detalhado de todas as demais etapas do supply chain até chegar ao seu destino final.

Isso não se limita ao território nacional: empresas de comércio exterior oferecem a logística Door to Door, realizando também o monitoramento de todo o transporte internacional, dos agentes contratados no caminho e verificando a performance de cada processo de importação.

Por fim, a logística Door to Door deve cobrir o monitoramento das cargas nos terminais em que elas serão nacionalizadas, acompanhando cada passo dado pelo despachante, assim como pelo transportador.

Na prática, como funciona o monitoramento desse processo logístico? 

Em geral, deve ser realizado por empresas parceiras especializadas. Afinal, se trata de operação detalhada e repleta de etapas que demandam tempo e acompanhamentos dedicados. Além disso, a tecnologia se faz muito necessária, sendo que normalmente esses parceiros já contam com sistemas próprios para isso (além, claro, de conhecimento e experiência nas operações).

Mas, vale ressaltar que, quando falamos de ferramentas de input (insumos), monitorar os processos significa também verificar o desempenho da mão de obra interna e externa de toda a cadeia, assim como toda estrutura de trabalho do cliente (sistemas, materiais, políticas, tecnologia etc.).

Por exemplo, é preciso saber se a operação vai contar com um sistema próprio do cliente ou de um terceiro. A partir do pré-embarque, todo o monitoramento é feito diretamente com o fornecedor, desde o site de produção até o momento em que ele despacha o produto no container.

Depois, é preciso acompanhar e assessorar todos os trâmites aduaneiros e operacionais, o desembaraço da importação, a coleta do material no recinto alfandegado e o transporte até o endereço do cliente.

Vale a pena investir na logística Door to Door? 

Com toda essa complexidade, será que vale a pena investir na logística Door to Door? A resposta é: sim! A operação só se torna difícil se a empresa não contar com parcerias estratégicas. Há parceiros de comércio exterior que oferecem serviços exclusivos Door to Door e tudo isso pode ser extremamente simplificado, além de eficiente.

Afinal, estamos falando de um monitoramento completo de toda a cadeia de suprimentos, levando em consideração os lead times acordados, com os custos e rotas pré-definidas. Ou seja, a proposta é realizar toda a operação com o máximo de eficiência e focando em trazer rentabilidade e economia para sua empresa.

Por fim, um parceiro que oferece a logística Door to Door funciona como um assessor e administrador de suas operações, podendo apresentar propostas, estudos, viabilidades e oportunidades de negócios para sua empresa. Confira, a seguir, as vantagens desse sistema logístico.

Estreitamento na comunicação e mais possibilidades de negócios 

Na logística Door to Door, é mais simples alinhar os procedimentos e as instruções de trabalho dentro das operações. Ou seja, é possível estreitar a comunicação com os stakeholders, ter um suporte maior do despachante, contar com um follow up mais apurado, entender mais facilmente as exigências fiscais que sua empresa precisa saber, entre outros fatores. Tudo isso pode abrir portas e aproximar sua empresa de novas oportunidades comerciais.

Mais segurança e menos erros 

A centralização das informações e processos em um único parceiro diminui drasticamente as possibilidades de erros e falhas, sendo muito importante para trazer todo o monitoramento dos fornecedores, do transporte nacional e internacional e da parte de estocagem da carga.

Isso tudo facilita que sua empresa receba um report diário, semanal ou quinzenal, conforme suas necessidades. Com a acuracidade do lead time, é possível construir um bom SLA (Service Level Agreement).

Atendimento especializado 

Outra vantagem indiscutível da logística Door to Door é poder contar com um atendimento especializado graças à centralização da operação. Imagine, por exemplo, ter que tratar com várias empresas, cada uma com processos, horários e pessoas diferentes. Isso conta muito para a qualidade das informações e para um monitoramento mais fiel às expectativas da sua empresa.

Quais os diferenciais da Pibernat Logística?

No Brasil, a Pibernat é referência na logística Door to Door e investe em recursos humanos, tecnológicos e de comunicação, implementando ferramentas eficientes de gestão, que asseguram serviços personalizados e soluções efetivas para sua empresa poder realizar negócios em qualquer lugar do mundo.

Além disso, a empresa conta com uma grande experiência no setor, atuando desde 1987, o que a coloca entre as 10 principais prestadoras de serviços em comércio exterior no país, tendo uma estrutura de 11 unidades espalhadas em portos, aeroportos e fronteiras do sudeste e sul.

Enfim, a logística Door to Door é indicada a todos os tipos de empresas que precisam de uma assessoria e de apoio operacional para o transporte de cargas — em especial, aquelas que enxergam oportunidades além das fronteiras e buscam fazer negócios tanto por meio de importações como de exportações.

Portanto, se você acredita em um mundo sem fronteiras, converse com um de nossos especialistas e saiba melhor com expandir sua empresa para novos mercados internacionais.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-