Entenda as diferenças e benefícios da logística inbound e outbound

logistica-inbound-e-outbound
6 minutos para ler

Entender as principais características e diferenças entre logística inbound e outbound é fundamental para empresas que atuam com comércio exterior. Com as diversas obrigações e especificidades da cadeia de suprimentos, é preciso adotar um planejamento estratégico e bem estruturado, a fim de obter bons resultados.

Para compreender o funcionamento de cada tipo de logística, o ideal é contar com uma equipe alinhada e bem informada, a fim de garantir que todas as etapas do processo saiam de acordo com o previsto, desde as iniciais até a finalização de cada serviço.

Para ajudar a entender melhor o contexto, neste artigo, vamos falar sobre as características da logística inbound e outbound e apresentar os benefícios que cada modelo pode trazer para uma empresa. Convidamos você a continuar a leitura e acompanhar.

O que é logística inbound e logística outbound?

O termo inbound vem do inglês e quer dizer entrada, enquanto outbound também vem do mesmo idioma, porém significa o contrário, ou seja, saída. Podemos, então, partir desses dois significados para explicar os conceitos de logística inbound e outbound.

Logística inbound

A logística inbound corresponde a todas as etapas operacionais que ocorrem antes da produção da mercadoria em si. Simplificadamente, pode-se dizer que ela trata desde a matéria-prima que será utilizada no processo de fabricação até o momento em que o produto é recebido na fábrica.

Na etapa inbound da logística são realizados todos os procedimentos iniciais que ocorrem até a chegada e dentro de uma empresa, como armazenagem de matéria-prima e transporte de bens vindos de fornecedores, entre outros.

Logística outbound

a logística outbound se refere a todas as atividades que ocorrem quando a produção é finalizada, desde o momento da saída da fábrica até a entrega final da mercadoria ao cliente. Dessa forma, pode-se dizer que a logística outbound corresponde aos processos de pós-produção, desde o trajeto, armazenamento e entrega, seja para empresas filiais, seja para o cliente final.

Logística Door To DoorPowered by Rock Convert

Quais as principais funções da logística inbound e outbound?

A principal função das logísticas inbound e outbound é oferecer ao gestor o controle de todos os procedimentos e permitir a otimização e visibilidade do escoamento operacional com eficiência e acompanhamento constante.

Com informações precisas em mãos, é possível não somente alinhar estratégias, como também fazer realinhamentos, sempre que necessário, com segurança, fluidez e eficácia de acordo com as necessidades de suply chain.

Outra função muito importante é que o domínio sobre as etapas de logística inbound e outbound permite ter uma visão ampla, que garante importantes indicadores de desempenho, que são essenciais para uma gestão bem-sucedida.

Entre outros pontos, o acompanhamento das etapas permite o desenvolvimento de boas práticas de armazenamento, melhorias nos processos internos, alto padrão de qualidade e um relacionamento positivo com fornecedores e clientes.

Quais os benefícios da logística inbound e outbound na empresa?

Organização do negócio

A separação do fluxo logístico em inblound e outbound facilita uma análise mais precisa por parte do gestor. Isso porque será possível identificar com clareza os processos em suas particularidades e necessidades.

Powered by Rock Convert

O resultado é uma cadeia de ações muito mais organizada, seja nos processos de comunicação, seja em atividades estratégicas de suas atividades. As consequências poderão ser mensuradas e os efeitos terão resultado em todo o processo produtivo, desde o ponto de partida até a entrega final.

Otimização de processos

Com o aumento da organização, também ocorre a otimização de processos, que poderão ser executados com muito mais agilidade e um índice mínimo de erros. Esse ponto é impulsionado pela visão ampla que o gestor adquire, sendo possível realizar as devidas intervenções e trabalhar continuamente na eliminação de gargalos que atrapalhem a conclusão do que foi planejado.

Eficiência no giro de estoque

Ter um giro de estoque eficiente é essencial para o sucesso da estratégia logística adotada. Por isso, esse é um ponto que merece atenção especial. O estoque é um dos pontos mais sensíveis da cadeia, já que concentra boa parte dos recursos financeiros da empresa.

Com o planejamento correto de logística inbound e outbound, o gestor poderá administrar o estoque, controlar excessos e evitar faltas de mercadorias e matéria-prima. A partir desse fator, podem ser definidos cronogramas que garantam um giro de estoque rápido.

Dessa forma, a cadeia sempre será suprida com um ótimo nível. A ideia principal é que o tempo de armazenamento seja o mínimo possível. Porém, para que isso ocorra, é necessário o alinhamento de todas as pontas do processo, o que pode ser feito a partir da logística inbound e outbound.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência direta da otimização proporcionada por um bom planejamento de logística inbound e outbound. A execução precisa das tarefas resulta em um trabalho de maior qualidade e em níveis mais elevados.

A integração proporcionada pelo padrão logístico bem alinhado faz com que cada setor entenda sua importância para o desenvolvimento do plano total e veja quais são os pontos que precisam ser aprimorados.

Fortalecimento da empresa no mercado

A logística inbound e outbound é um grande diferencial competitivo capaz de fortalecer a empresa no mercado e contribuir para seu crescimento. A melhoria da relação com fornecedores e clientes é um ponto central, que fortalece a organização e consolida a empresa em seu setor de atuação.

Vale ressaltar que a ajuda profissional na realização da integração logística é uma alternativa viável para empresas de diferentes tamanhos, que utiliza os mais diversos modais de transporte e atende a variados perfis. Para tomar a melhor decisão, é recomendável fazer uma boa pesquisa e optar por empresas que tenham experiência, expertise e credibilidade.

Um profissional confiável e qualificado ajuda na análise de cenários e definição de estratégias a partir das possibilidades apresentadas.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais as vantagens da logística inbound e outbound, pode organizar o planejamento de entregas da sua empresa para que a cadeia de suprimentos siga um fluxo com confiabilidade e segurança. Quanto mais estruturada for a estratégia, melhor será a qualidade do trabalho realizado.

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos sobre o assunto.

Logística Door To DoorPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-