Entenda por que o outsourcing internacional é um diferencial competitivo

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Entender o que é e como ter controle total sobre o outsourcing internacional é fundamental para que empresas que atuam no comércio exterior desenvolvam uma estrutura logística bem alinhada e eficiente. Com as diversas etapas que envolvem o processo pelo qual a mercadoria é submetida, é preciso acompanhar cada passo com profissionalismo e estratégia, a fim de que os prazos sejam cumpridos e o padrão de qualidade seja respeitado.

Neste artigo, vamos falar sobre o papel do outsourcing internacional nesse cenário e por que ele é diferencial competitivo importante para a sua empresa. Se quiser saber mais sobre esse assunto, convidamos você a continuar a leitura e acompanhar!

O que é outsourcing internacional?

O termo outsourcing vem do idioma inglês e significa, em português literal, fora (out) da fonte (sourcing). Essa estratégia foi inventada na década de 1930 pelo economista Ronald Coase, em um trabalho sobre organização empresarial.

É possível adotar o outsourcing em diferentes áreas da empresa, sempre a partir de um estudo detalhado e um alinhamento definido, de acordo com os pontos fortes da empresa, assim como o que ainda precisa ser aperfeiçoado.

A partir dos anos de 1960, essa estratégia se popularizou com o aumento de empresas estadunidenses que montavam seus produtos no México e, portanto, utilizavam o outsourcing. Mas afinal de contas, o que isso significa?

Resumidamente, pode-se dizer que empresas que adotam a outsourcing internacional utilizam parceiros para a realização da gestão de áreas estratégias do negócio. No comércio exterior, significa que uma empresa terceira será a responsável, por exemplo, por toda a logística de determinada mercadoria até que ela chegue a seu destino final.

Com isso, será possível fazer um acompanhamento de cada etapa, tendo como foco todos os procedimentos envolvidos, desde as questões burocráticas até o cumprimento dos prazos e manutenção do padrão de qualidade.

O auxílio de profissionais especializados traz benefícios para a execução das tarefas e mantém o foco de cada profissional na área em que ele tem maior potencial.

Outsourcing internacional é o mesmo que terceirização?

Como a estratégia de outsourcing envolve a gestão de empresas externas, é comum que ela seja confundida com a terceirização de serviços. Porém, isso é um grande engano, uma vez que o modelo terceirizado que se encontra, normalmente, envolve a gestão de áreas de pouco valor agregado na organização, enquanto no outsourcing é justamente o contrário.

A ideia do outsourcing é delegar funções essenciais para profissionais altamente qualificados e encontrar na empresa parceira especialista, com visão estratégica e experiência nessa área de atuação.

Um ponto importante é que o profissional estará focado no planejamento definido e poderá ter uma visão de fora do processo, aumentando sua capacidade de análise e tomada de decisões importantes no tempo correto.

No comércio internacional, essa visão panorâmica é um diferencial competitivo importante, uma vez que esse mercado envolve muitos processos burocráticos, que podem levar tempo e ocasionar erros de execução, que comprometem a execução do planejamento.

Quais as vantagens do outsourcing internacional para a empresa?

O outsourcing internacional apresenta diversas vantagens para empresas que atuam no comércio exterior. Por isso, é fundamental que o gestor esteja atento e bem informado na hora de encontrar um parceiro que ofereça expertise e equipe profissional diferenciada. Confira alguns dos pontos fortes, a seguir.

Redução de custos

Em um primeiro momento, gestores menos experientes podem pensar, erroneamente, que a contratação de uma empresa terceira para execução de serviços estratégicos pode aumentar o custo de produção. Porém, o que acontece é o oposto.

Como a empresa parceira é especialista na execução de serviços, os processos serão totalmente otimizados e os efeitos serão perceptíveis no faturamento da empresa. Além disso, os índices de erros serão muito menores, minimizando as perdas e prejuízos.

Equipe especializada

Manter um profissional altamente qualificado na equipe é um custo considerável, além da dificuldade de encontrar um colaborador com especificação de formação e dedicação integral a determinado setor da empresa.

Nesse sentido, contar com o auxílio de parceiros é positivo, pois, além da mão-de-obra especializada por um custo reduzido, também é possível a realização de análises fundamentadas em dados e projeções confiáveis.

Controle de processo

O sucesso de uma estratégia de logística passa, obrigatoriamente, pelo controle rigoroso de processos e suas devidas etapas. Diante da complexidade que envolve toda a cadeia de suprimentos, é preciso manter a atenção a todos os aspectos envolvidos e trabalhar para que tudo saia conforme o planejado.

Também é essencial ter controle, pois a partir dele pode-se fazer diagnósticos precisos e antecipar possíveis cenários desfavoráveis. Caso ocorra algum problema de execução, é possível fazer a correção o mais rápido possível.

Qualidade do serviço

A busca por um alto padrão de qualidade é o objetivo de toda empresa que tenha compromisso com seus fornecedores e, principalmente, clientes. Sendo assim, o outsourcing internacional é uma aliado relevante para elevar e manter o padrão de serviço executado.

O resultado será o fortalecimento constante da empresa, além do potencial de crescimento e credibilidade conquistada devido ao bom serviço prestado.

Para alcançar o sucesso, no entanto, é fundamental contar com os parceiros certos. Por isso, na hora de escolher a empresa responsável pelo outsourcing internacional, é preciso se informar e buscar por quem ofereça experiência e solidez em sua atuação.

Foco na necessidade do cliente

Uma estratégia de outsourcing internacional tem a satisfação da necessidade do cliente como foco principal. Portanto, serão executados todos os processos necessários para que o atendimento atenda à demanda existente.

Diante da complexidade que envolve o mercado exterior e da competitividade presente, é preciso ter um alinhamento estratégico, caso contrário, problemas podem influenciar o planejamento traçado.

Agora que você já sabe a relevância do outsourcing internacional para o sucesso de sua estratégia logística, pode implementá-lo em sua empresa e obter bons resultados na gestão desenvolvida. Com uma visão ampla e profissional, é possível maximizar os ganhos, diminuir os erros e se consolidar como referência diante da concorrência do mercado.

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