Entenda o papel do integrador logístico no comércio exterior

papel do integrador logístico
6 minutos para ler

Empresas que trabalham com importação e exportação de mercadorias devem se informar sobre a importância do papel do integrador logístico nesse processo. Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é fundamental desenvolver um trabalho consolidado de gestão de toda a cadeia de suprimentos.

Nesse cenário, o integrador logístico é de extrema importância, uma vez que faz o acompanhamento e o controle de processos importantes para a organização das informações, servindo como ponte entre a empresa e o cliente.

Para ajudar a entender melhor o tema, neste artigo vamos abordar a importância do integrador logístico para um processo confiável, otimizado e de acordo com as tendências no mercado. Continue a leitura e acompanhe.

O que é o integrador logístico?

Uma logística eficiente é um fator determinante para o sucesso de uma empresa. Ela pode ser vista como um um diferencial mercadológico capaz de influenciar na lucratividade do negócio.

O integrador logístico é o setor responsável por planejar, implementar e controlar com eficácia o fluxo de materiais e mercadorias. Ele tem, inclusive, impacto sobre o preço final pelos quais os produtos e serviços serão comercializados no mercado.

Existem empresas especializadas no serviço de integração logística. Sendo assim, o ideal é se informar e buscar por nomes que apresentem credibilidade comprovada.

Como funciona o integrador logístico?

Como o próprio nome sugere, o integrador logístico atua na agregação de todo o processo gerencial de determinada mercadoria, sempre em função da necessidade dos clientes. Todas as decisões estratégicas são tomadas para que a solução oferecida esteja de acordo com as especificidades de cada caso.

O resultado é uma cadeia de ações que comanda o fluxo das mercadorias e aumenta a eficiência nas operações envolvidas no processo. De modo simplificado, pode-se dizer que o integrador logístico atua desde o transporte até a entrega e armazenagem da mercadoria.

As atividades que acontecem no processo são planejadas e acompanhadas de perto, a fim de garantir que o item chegue a seu destino final com qualidade, segurança e de acordo com os prazos estabelecidos.

Qual a importância do integrador logístico para importação e exportação?

A partir do trabalho de integração logística, é possível fazer a sinergia de tudo o que acontece durante o transporte de determinada mercadoria. No comércio internacional, em que os produtos percorrem longas distâncias até chegar a seu destino final, esse setor ganha ainda mais relevância.

Por isso, é extremamente necessário uma equipe capacitada e atualizada com o que a legislação exige para a execução do serviço. Com um setor logístico bem alinhado, é possível que todas as partes se comuniquem entre si, facilitando assim eficiência e a resolução rápida de possíveis problemas que podem surgir durante o processo.

Quais as vantagens do integrador logístico?

Veja, a seguir, alguns dos principais pontos vantajosos para a empresa que entende bem o papel do integrador logístico e o desempenha com eficiência.

Otimização dos processos

Com o integrador logístico, todas as etapas do processo de entrega e armazenagem das mercadorias serão planejadas, o que faz com que ocorra a otimização dos trabalhos realizados. Isso resulta na diminuição das falhas de alinhamento e comunicação, que podem causar prejuízos financeiros, e na qualidade.

A revisão de cada etapa do processo logístico é um dos diferenciais do integrador logístico. Com o auxílio da tecnologia, é possível acompanhar em tempo real os acontecimentos, o que confere agilidade e eficiência na operação total.

Redução de custos

Reduzir custos está entre os principais objetivos de uma gestão responsável. Sendo assim, empresas que atuam com importação e exportação encontram no integrador logístico um aliado importante para atingir esse objetivo.

Com o aumento da eficiência operacional e dos processos, a tendência é que ocorra a redução dos custos, uma vez que os gastos com armazenamentos desnecessários serão evitados e toda a entrega será bem planejada.

Garantia na qualidade no serviço

A qualidade no serviço prestado é o objetivo principal de toda empresa. Por isso, o integrador logístico é essencial para empresas que atuam na área de transporte. Na cadeia logística, a capacidade de entregar a mercadoria de acordo com o contrato e o prazo é um indicador de qualidade.

Com um serviço bem executado de integrador logístico é possível alcançar serviços com níveis elevados na distribuição, transporte e armazenagem. O reflexo poderá ser notado no ganho e na consolidação da marca no mercado, tornando-se referência no serviço prestado, com o passar do tempo.

Integração de todas as informações no processo

A cadeia logística é formada por diversos processos que ocorrem de modo cadenciado e são interdependentes. Todo esse trabalho precisa ser executado com o máximo de eficiência e comprometimento. Caso contrário, até mesmo pequenas falhas podem resultar em graves consequências.

Sendo assim, é fundamental desenvolver uma forma integrada de transmissão das informações, de modo que todos os agentes envolvidos possam manter contato facilmente, com clareza e objetividade.

Quanto mais limpa e consistente for essa rede, maiores serão as possibilidades de discernimento na hora de tomar decisões importantes que, por sua vez, precisam ser bem fundamentadas a partir de dados confiáveis.

Como a logística depende de diversos fatores, eventualidades podem mudar todo o percurso, sendo preciso reavaliar estratégias e realinhar o planejamento. Essa tarefa de grande responsabilidade cabe ao integrador logístico que, com uma visão 360° dos acontecimentos, consegue identificar necessidades e suprir carências momentâneas.

Neste artigo, falamos sobre o papel do integrador logístico nos processos de importação e exportação. Diante dos constantes desafios do mercado, é preciso estar sempre atento para se manter alinhado e trabalhar sempre de acordo com as tendências.

Quanto mais bem informado o gestor estiver, melhores serão os resultados alcançados, assim como os erros minimizados. Com uma equipe atenta e bem qualificada, é possível alcançar o objetivo central e se beneficiar das vantagens do integrador logístico.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe a relevância e o papel do integrador logístico, acesse outro artigo do nosso blog e se informe, também, sobre as alterações na norma sobre regime especial de entreposto aduaneiro.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-