O que é peak season? Descubra agora!

peak season
6 minutos para ler

No comércio internacional, peak season é uma expressão usada quando ocorre alta no valor dos fretes cobrados nas mercadorias importadas e exportadas em determinado período. Conhecer bem o assunto e estar bem informado em relação aos períodos em que geralmente esse movimento de subida de preços ocorre é essencial para ter bons resultados.

No geral, uma peak season ocorre quando há o acúmulo de materiais com a mesma origem e que precisam ser despachados. A oferta de modais de transporte fica menor e, consequentemente, os preços sobem.

Para que você entenda melhor o assunto, neste artigo, vamos falar sobre o que é uma peak season, quando normalmente ela ocorre e como se preparar para ter um gestão que preveja esse tipo movimento do mercado. Convidamos você a continuar a leitura e acompanhar.

Como a peak season funciona?

A peak season acontece quando estamos no que pode ser considerado a alta temporada do transporte. Os modais têm sua capacidade completada e ainda existe mais mercadoria que também precisaria embarcar.

Por exemplo: vamos imaginar uma carga que sai do Brasil para ser transportada por via aérea para Hong Kong, com valor de cotação de 3 dólares o quilo. Três dias depois, ao fazer a mesma cotação, o valor aumenta pra 10 dólares o quilo. Por que isso acontece?

Nesse caso, podem ter ocorrido duas situações diferentes. A primeira é que o espaço no avião pode não ter sido suficiente para transportar o total da mercadoria. Como a excedente não foi suficiente para encher totalmente um novo avião, os custos operacionais sobem, ocasionando assim um peak season.

A outra situação pode ser porque devido à alta demanda de transporte, a procura seja grande, e pela lógica da oferta e da demanda, os preços fiquem mais altos. Em ambos os casos, o cenário de momento do mercado tem impacto direto sobre os preços finais dos produtos.

Quais são as consequências do peak season?

Uma peak season tem consequências no mercado em sua totalidade, uma vez que o repasse dos valores é realizado no produto final. Confira, a seguir, dois pontos importantes que devem ser considerados.

Aumento dos valores dos fretes internacionais

O aumento no valor dos fretes internacionais é uma das principais consequências da peak season, já que a demanda superior à capacidade do mercado gera desiquilíbrio. Isso, por sua vez, provoca aumento no preço do frete para o transporte da mercadoria.

Também pode ocorrer a cobrança de taxas extras na alta temporada, o que corresponde a outro motivo para o aumento de preços durante a peak season.

Falta de espaço no transporte marítimo

O transporte marítimo é um dos principais modais do comércio exterior. Sendo assim, caso ocorra o acúmulo de mercadorias nos portos, é natural que falte espaço para que tudo seja devidamente despachado.

A consequência é que, além do aumento do preço, pode ocorrer também o atraso de chegada da mercadoria em seu destino final. É importante estar sempre bem organizado.

Quando ocorre a peak season?

Por mais que possam ocorrer imprevisibilidades no mercado internacional, geralmente, existem períodos específicos em que a peak season ocorre. No Brasil, a alta temporada acontece perto do mês de setembro, devido ao grande volume de importações para o mercado asiático.

Em épocas de festividades internacionais, feriados ou grandes comemorações, uma peak season também ocorre, uma vez que as companhias aéreas tendem a focar o transporte de passageiros, e não de carga.

É importante ressaltar que eventos inesperados também podem ocasionar uma peak season. Por isso, é necessário que o gestor esteja sempre preparado para possíveis eventualidades.

Quais são as mudanças recentes devido à pandemia?

A pandemia da Covid-19 trouxe sérios impactos para a economia global e situações atípicas também para a lógica da peak season. Isso porque, de acordo com a lei da oferta e da procura, teoricamente com a diminuição do transporte, os preços dos fretes também cairiam, certo?

Errado! Pois devido à insegurança gerada pelo vírus, a oferta de modais de transporte também foi diminuída, resultando em um valor superior ao anos anteriores, em que as máximas do mercado estavam sendo normalmente aplicadas.

O aumento de compras online foi outro fator que gerou cenários inéditos. A redução dos casos em alguns locais antes dos outros gera uma retomada irregular da economia, o que deixa as previsões incertas também para o próximo ano.

Como se preparar para períodos de peak season?

Diante de todos os problemas que uma peak season traz e das instabilidades dos mercados no mundo todo, o melhor meio de minimizar prejuízos é manter uma gestão eficiente e bem alinhada.

O primeiro passo para ter sucesso nesse sentido é ter um planejamento que defina metas e objetivos, mas que também mensure os riscos e ações a serem tomadas em casos momentaneamente desfavoráveis. Outro caminho é antecipar a compra e a venda em busca de evitar o envio em períodos de pico.

Como os períodos de peak season em condições normais são conhecidos, existe a possibilidade de conciliar junto aos parceiros comerciais. Dividir a carga em diferentes navios é outra solução, uma vez que minimiza os efeitos da falta de espaço e aumenta as opções para o transporte da mercadoria.

Por fim, uma possibilidade a ser analisada é optar por remessas mais lentas. Imagine que todas as empresas estão em busca de enviar suas mercadorias para o exterior rapidamente.

Dessa forma, elas tendem a escolher os meios mais rápidos de envios, deixando as opções com trânsito por um tempo maior disponíveis. A mercadoria pode até passar um período maior no transporte, mas se o cronograma de entrega permitir, o processo pode resultar em otimização no final das contas.

Agora que você já sabe o que é uma peak season e quais fatores contribuem para que ela ocorra, pode se organizar e adotar medidas que minimizem seu impacto. Com conhecimento do mercado, é possível antecipar cenários e desenvolver um planejamento de riscos que ajude a lidar com esse tipo de eventualidade.

Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e se informe sobre como podemos ajudar a evitar problemas causados pela peak season.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-