PIBERTRACKING: acompanhe em tempo real seus processos de importação e exportação

7 minutos para ler

Monitorar processos e indicadores em tempo real deixou de ser um diferencial competitivo. Hoje, a capacidade de analisar insights e, a partir deles, tomar decisões rápidas e eficazes tornou-se um imperativo entre as empresas mais competitivas. O Pibertracking é a ferramenta ideal para gestores logísticos que querem alavancar suas operações e seus resultados.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o Pibertracking e conhecerá, em detalhes, a função, o propósito e as principais vantagens relacionadas à utilização do sistema no cotidiano da operação. O intuito é reforçar a importância de uma visão consistente de negócios, com foco em competitividade e em resultados de ponta.

Boa leitura e bons insights!

O que é o Pibertracking?

O Pibertracking é um portal completo de gerenciamento de dados. O foco do sistema é a otimização da gestão logística, permitindo que as lideranças do setor acompanhem os indicadores de importação e exportação em tempo real. Para Paulo Franco, coordenador de TI da Pibernat, o software pode ser descrito como “um portal que possui a função de dar visibilidade ao andamento e aos dados dos processos — follow-up, documentos digitalizados, entre outras funções.”.

Os recursos de tecnologia são, sem dúvida, cada vez mais imprescindíveis às rotinas corporativas. Em um mercado competitivo, no qual as organizações precisam se diferenciar para assegurar a perenidade de suas operações, a implantação de ferramentas robustas e inovadoras deve ser uma prioridade.

No caso das empresas logísticas, o dinamismo e a complexidade das rotinas exige ainda mais atenção e direcionamento. Considerando a rígida burocracia e os trâmites legais envolvidos no processo, a tecnologia de gestão é indispensável.

O Pibertracking é, portanto, a solução que integra as demandas cotidianas nas atividades de importação e exportação. O sistema provê visibilidade de informações em tempo real e admite o manejo de dados para a criação de relatórios e gráficos personalizados.

Para abranger uma operação não só dinâmica como detalhista, o Pibertracking dispõe de uma série de mecanismos diferenciais. A validação do banco de dados, extraindo informações complexas e atualizadas em alguns cliques, é apenas um deles — mas, por si só, endereça possibilidades amplas de gestão e estratégia.

Como funciona a plataforma?

O Pibertracking é um dos serviços da Pibernat e, como você já sabe, funciona como um grande portal de dados. Por lá, é possível visualizar, controlar e gerenciar as informações pertinentes às atividades de importação e exportação. Tudo em tempo real, aqui e agora.

O sistema é, na prática, um instrumento valioso de gestão estratégica. O mercado data-driven — em que os dados evidenciam oportunidades e evidenciam problemas, com ambos demandando reação imediata — exige o acompanhamento das métricas-chave do negócio.

Ao acessar o Pibertracking, o gestor se empodera dos indicadores de performance e dos KPIs (Key Performance Indicators) de sua operação. Por meio de filtros específicos, que atendem às demandas personalizadas de cada empresa, dá para integrar diversos dados e combiná-los da maneira mais adequada, produzindo documentos estratégicos e práticos.

Paulo, à frente da área de TI da Pibernat, sinaliza que o sistema permite o controle de DIs (declaração de importação) e de LIs (licenças de importação). O primeiro registra a importação junto à Receita Federal, viabilizando a nacionalização do produto; o segundo é direcionado aos órgãos anuentes e se associa à DI correspondente.

Todo o procedimento é armazenado no Pibertracking e facilmente resgatado de acordo com os filtros que o usuário aplica. É possível, por exemplo:

  • salvar consultas para análise posterior;
  • efetivar uma avaliação financeira (solicitação de numerários);
  • download de relatórios, com extração de planilhas completas;
  • criar consultas por “mapas”, inclusive agendando o envio automático de relatórios por e-mail.

As funcionalidades do Pibertracking são preciosas para entender e gerenciar a volatilidade da atividade logística, conferindo mais segurança e efetividade às decisões gerenciais. Com a tecnologia robusta do Pibernat, fica mais fácil fazer frente ao dinamismo e à competitividade do segmento, padronizando operações e potencializando resultados. Vale conhecer!

Quem tem direito ao acesso?

O universo dos softwares é bastante flexível, mas devidamente rigoroso quando existe a necessidade. No caso do acesso ao Pibertracking, os dois cenários são possíveis e contribuem para alavancar o domínio dos dados sem prejudicar a segurança da operação.

Para acessar o sistema, é preciso dispor de login e senha específicos. A empresa pode conceder permissões àqueles que desejar, priorizando as posições de liderança às quais as informações geram insights e facilitam decisões.

Caso seja necessário, o mesmo usuário pode visualizar métricas e relatórios de mais de uma unidade da empresa, acompanhando os KPIs de setores distintos. A missão do Pibertracking é munir os gestores de dados consistentes e relevantes e, ao mesmo tempo, restringir a visualização de elementos estratégicos por indivíduos não autorizados.

De forma geral, o volume de dados do Pibertracking é um tesouro que cresce a cada novo processo. Ao acessar a ferramenta, os líderes desbravam um cenário cristalino de dados para, então, aplicarem o conhecimento — interno e de mercado — em táticas cada vez mais eficientes e lucrativas.

Quais as vantagens da utilização da ferramenta?

Em primeiro lugar, a vantagem imediata da implantação do Pibertracking diz respeito à sobrevivência: para que os serviços continuem relevantes e sejam desempenhados com a qualidade exigida pelo mercado, as empresas logísticas precisam apostar em tecnologia. Não há outra saída.

Além disso, porém, o sistema também oferece uma série ampla e profunda de benefícios estruturais e operacionais — no curto, médio e longo prazos —, os quais despontam como recursos importantes à otimização e à competitividade. O Pibertracking permite aos líderes simplificar (atividades, burocracias, retrabalhos etc.) com segurança e confiabilidade.

Um dos benefícios mais proeminentes do software está no processo de comunicação. De acordo com Paulo Franco, “o portal possui a opção de acesso aos dados em tempo real e ainda conta com o suporte dos analistas, favorecendo a compreensão, a coleta das informações e a condução dos processos no sistema”. O usuário pode, então, montar documentos personalizados, tais como planilhas e gráficos, integrando-os à gestão cotidiana de suas operações. O sistema ainda conta com mecanismos que permitem o estabelecimento de rotinas de trocas de dados (EDI) para alimentação direta do ERP dos clientes.

Outra vantagem interessante diz respeito ao monitoramento do desempenho. Ao monitorar os indicadores (ou KPIs) sem complicação, os líderes têm o controle estrito de seus resultados em dimensões simples e de fácil visualização. Esse domínio possibilita que, caso sejam identificados desvios, por exemplo, haja ação imediata para saná-los.

Com o Pibertracking, a empresa preenche seu ambiente virtual com as informações imprescindíveis aos negócios, alavancando a estratégia enquanto potencializa a operação. Isso significa mais poder e eficiência às empresas logísticas focadas em resultados.

A essa altura, você certamente já percebeu que o Pibertracking é o recurso que sua operação precisa para dar uma guinada em controle e competitividade de mercado, certo? Agora, é hora de implantar o conhecimento e transformar a realidade do seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo nessa jornada.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-