Conheça a ferramenta da Pibernat de monitoramento ​das aduanas no Brasil

porto no brasil
6 minutos para ler

A pandemia do coronavírus, que paralisou a atividade comercial na grande maioria das nações, teve impacto direto nas operações de comércio exterior. Além de atrasos no embarque e da falta de containers disponíveis, por exemplo, o funcionamento dos portos no Brasil também ficou comprometido — prejudicando o cronograma de carregamentos.

Para fazer frente à complexidade do novo cenário, buscando alternativas mais eficientes e alinhadas às rígidas demandas das negociações internacionais, os gestores da área notaram a necessidade de investir em tecnologias robustas e integradas.

Neste post, você conhecerá um pouco mais sobre a Pibernat e saberá como funciona a ferramenta criada pela empresa para facilitar o monitoramento de portos nacionais. Além disso, saberá, em detalhes, quais são as vantagens de incorporar a solução à sua rotina de comércio exterior. Boa leitura e bons insights!

Quem é a Pibernat?

A Pibernat surgiu há mais de 30 anos com um propósito bastante claro: unir tradição e excelência para oferecer soluções completas de integração logística para comércio exterior. 

Para atingir esse objetivo, a empresa investe em capacitação profissional e em tecnologia de ponta — e essa combinação produz, desde então, resultados positivos para centenas de clientes por todo o Brasil.

O Sistema de Gestão da Qualidade Pibernat (SGQP ), em conformidade à Norma ISO 9001, é um exemplo desse comprometimento. Com 11 unidades nas principais fronteiras (Sul e Sudeste), portos e aeroportos do país, a Pibernat é uma das maiores marcas do ramo e tem a missão de desenvolver negócios e pessoas. 

O foco no capital humano, por sua vez, foi o catalisador de uma série de medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus. Em tempo recorde, a Pibernat alocou 70% de seus colaboradores em trabalho home office, optando por não expô-los a riscos desnecessários.

Os ajustes rápidos permitiram que as atividades essenciais, ligadas à cadeia de suprimentos — da qual a Pibernat é parte ativa e integrante —, pudessem prosseguir com mais segurança sem prejudicar os clientes envolvidos nas operações internacionais. 

Como funciona a ferramenta de monitoramento de portos no Brasil?

O software de monitoramento de portos foi disponibilizado no blog da Pibernat e democratiza a informação sobre as aduanas brasileiras. O intuito principal é difundir dados transparentes e atualizados sobre a operação alfandegária.

Dessa forma, o trâmite de liberação de cargas de importação e exportação durante a pandemia de coronavírus, por exemplo, pode ser acompanhado com rigor e eficiência, favorecendo decisões ainda mais acertadas e estratégicas.

A ferramenta é uma resposta útil aos gestores que estão sofrendo com atrasos no embarque ou restrições do destino. A partir do sistema, é possível identificar se os portos, aeroportos ou fronteiras estão em funcionamento — seja ele normal, seja parcial.

Para manter a confiabilidade dos dados, a Pibernat consulta o posicionamento dos órgãos anuentes, recintos alfandegados e da Receita Federal. Especialistas locais verificam a atuação da aduana e imputam no software quaisquer mudanças verificadas em campo, atualizando o mapa virtual para que clientes e demais interessados tenham acesso às informações em tempo real.

Com isso, líderes de comércio exterior têm mais segurança e tranquilidade para enviar ou para trazer suas mercadorias. Não é preciso, por exemplo, se preocupar com a possibilidade de a carga ficar parada ou impossibilitada de cruzar e/ou embarcar. 

Nesse caso, a tecnologia de monitoramento de portos é uma grande aliada na definição de processos e cronogramas internacionais, evitando entraves que, na ponta ou no fim da cadeia de escoamento, podem causar prejuízos consideráveis às organizações envolvidas.

Quais são as principais vantagens da ferramenta de monitoramento?

A pandemia de coronavírus alterou a dinâmica das transações comerciais — dentro e fora do Brasil. Empresas dedicadas a processos de importação ou de exportação precisaram se adaptar a um novo cenário, implementando ferramentas aderentes aos desafios de um momento bastante delicado.

A ferramenta de monitoramento de aduanas da Pibernat serve justamente a esse propósito. Por meio dela, cujo acesso é livre e gratuito, é possível descomplicar e otimizar a operação logística internacional, evitando o desperdício de recursos ao longo do processo de embarque e desembarque.

Nesse momento, mais do que em qualquer outro, as informações se tornaram ainda mais voláteis. Considerando que o status de portos, aeroportos e fronteiras pode mudar a qualquer momento, prejudicando o cronograma de negócios, é natural que uma dos principais benefícios do sistema da Pibernat seja manter gestores atualizados — empoderando suas decisões no dia a dia.

Além disso, o recurso de acompanhamento supre uma carência latente na operação de comércio exterior: a falta de dados sobre o funcionamento das aduanas. A tecnologia é, portanto, bastante eficiente para sintetizar informações em primeira mão, de forma organizada e segura, e entregá-las a todos que tenham interesse na alta performance de suas transações externas. 

A essa altura, a importância do mapa disponibilizado pela Pibernat é evidente. Se utilizado corretamente, as informações são valiosas para sustentar a estratégia operacional da empresa durante a pandemia de coronavírus.

Na prática, a principal dica é acessar o sistema diariamente, já que o status pode ser alterado a qualquer momento, refletindo a realidade do porto naquele momento. Quaisquer desvios devem ser prontamente informados e utilizados para redesenhar as deliberações táticas do seu negócio.

Além disso, é importante que todos os profissionais envolvidos no processo — da emissão de documentos obrigatórios às notificações de embarque — estejam a par do recurso e façam uso dele em sua rotina de despachos.

O mapa de monitoramento de portos no Brasil é um reflexo da vasta experiência da Pibernat. E não apenas disso: trata-se de um indicador incontestável de que empresa está afinada às necessidades das empresas de comércio exterior e permanece disposta a auxiliar no enfrentamento da pandemia. É hora de somar forças e, assim, alavancar os resultados das empresas do setor.

Se você precisa de ajuda para dar continuidade às transações internacionais, enfrentando os desafios da pandemia e superando os entraves logísticos em portos, aeroportos e fronteiras nacionais, conte com a Pibernat. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-