Como um integrador logístico pode auxiliar na redução de custos de sua empresa?

6 minutos para ler

A complexidade de uma cadeia de suprimentos sempre requer muito planejamento e organização por parte das empresas. No entanto, se tratando de um país cheio de particularidades e de dimensões continentais como o Brasil, a participação de um integrador é imprescindível para tornar qualquer operação viável, eficiente, com retornos positivos e redução de custos com logística.

Se você quer saber melhor como esse parceiro trabalha e como ele pode ser fundamental para otimizar suas entregas, de forma integrada, mais inteligente e com o melhor custo-benefício, não deixe de ler o post e anotar as dicas que preparamos nele. Vamos conferir?

Afinal, o que é um integrador logístico?

Como o próprio nome já sugere, a ideia é integrar processos! Portanto, de uma forma básica, o papel do integrador logístico é de estudar toda a cadeia de suprimentos e simplificá-la por meio de parcerias estratégicas.

Por exemplo, imagine que uma empresa de São Paulo precise realizar entregas no interior do Amazonas, com garantias de prazos e segurança. Em vez de a companhia contratar uma série de parceiros, agentes de carga e transportadoras, ela conta com a assessoria especializada de um gestor capaz de avaliar e indicar as melhores opções de rota, os modais de transporte mais eficientes, o custo-benefício mais vantajoso e com a maior lucratividade.

Essa ideia se encaixa em uma das tendências mais promissoras dos últimos anos no setor logístico: o chamado 4P. Por meio dele, as empresas buscam por uma gestão especializada para o seu supply chain, visando otimizar todos os processos, reduzir custos, melhorar o atendimento e fortalecer sua marca no mercado, seja nacional, seja internacional.

Logística Door To DoorPowered by Rock Convert

Na prática, como funciona o trabalho de um integrador logístico?

O papel do integrador logístico é, literalmente, de gestão. Portanto, na prática, é como se esse parceiro fosse parte integrada da empresa, como um gerente responsável por praticamente toda a operação.

Se uma empresa precisa apenas de um transporte para o exterior, cabe ao integrador logístico acompanhar e gerir todo esse processo, desde o seu planejamento até a chegada ao destino final. Ou seja, esse parceiro vai estar de olho em cada etapa (coleta, conferência, documentação, embarque, expedição, follow up etc.) e, em tempo real, sempre mantendo a empresa informada até a devida conclusão da operação.

No entanto, quando a necessidade da companhia é mais complexa, o integrador logístico não só administra a cadeia, como a opera, de fato. Sendo assim, ele realiza a coleta na origem, embarca o material, cuida das burocracias e das documentações necessárias, armazena e efetua a entrega para o cliente.

Tudo vai depender da necessidade e da demanda da sua empresa! Mesmo que você conte com parcerias antigas e intransigentes, que apresentam resistência a mudanças de processos, cabe ao integrador agregá-las na cadeia, torná-las mais eficientes e permitir a redução de custos com logística.

Quais as principais vantagens de contratar um integrador logístico?

Redução de custos com logística

Sem dúvidas, os custos de uma operação são sempre preocupantes para todo gestor. Afinal, qualquer excesso pode comprometer os resultados e, consequentemente, colocar em risco a saúde financeira da empresa.

Quando se faz uma gestão completa da cadeia logística, a tendência é haver mais planejamento, estudo, controle e organização das etapas, o que proporciona uma redução dos custos. Isso é possível, já que o “grosso” da operação fica centralizado em um único gestor, em vez de passar por diferentes responsáveis, métodos e procedimentos de parceiros diversos.

Otimização de tempo

É muito importante ressaltar, também, que a redução de custos não se resume apenas a economias operacionais ou a preços mais baixos. Um fator importantíssimo e que, quase sempre, passa desapercebido, é a otimização do tempo dos processos.

Considere, por exemplo, o valor e o tempo gasto de uma equipe própria para resolver um problema de embarque ou falta de documentação. Quanto isso pesaria no seu bolso ou quanto poderia render para a empresa, se essa mesma equipe estivesse produzindo, em vez de tentar solucionar a questão?

Contar com um integrador logístico é certeza de estar assessorado por equipes experientes, conhecedoras do mercado e especializadas, exclusivamente, para resolver suas demandas. No fim, é só colocar na ponta do lápis, que você vai ver como essa parceria compensa qualquer contratação direta!

Eficiência operacional

Lembra do exemplo que citamos acima, de uma suposta empresa de São Paulo com entregas para o Amazonas? Pois bem, considerando a mesma operação, imagine ter que cotar, gerir, acompanhar e se comunicar com todos os parceiros envolvidos até o final da entrega?

Com um integrador logístico, você tem apenas um contato e um responsável. Na verdade, esse parceiro que precisa realizar todas essas funções, garantir a qualidade da entrega e, simplesmente, passar os feedbacks para a sua empresa. Enquanto isso, você aproveita o tempo para buscar novos clientes, fortalecer parcerias e expandir seus negócios.

Como encontrar um bom parceiro para a redução de custos com logística?

Apesar de haver muitas ofertas no mercado, encontrar um bom integrador logístico requer alguns cuidados básicos. A começar pela sua estrutura operacional. Ou seja, avalie a presença do parceiro dentro de portos, aeroportos e fronteiras com unidades próprias e equipe técnica qualificada.

Depois, se informe sobre a capacidade gerencial de sua equipe e as soluções propostas, como administração de pedido door to door, simplificação aduaneira para exportação e importação, gestão de regimes especiais, assessoria especializada em comércio exterior, entre outras.

Por fim, consulte por referências do integrador logístico, sua atuação no mercado, seus sistemas e as qualificações de outros clientes.

Indiscutivelmente, um integrador logístico vai muito além de um facilitador das operações de sua empresa, mas também representa um avanço estratégico para o negócio com um todo. Ele deve ser capaz de permitir a redução de custos com logística, otimizar os processos de sua cadeia de suprimentos e, claro, possibilitar a expansão de sua marca no mercado. É ter o mundo aos seus pés, simplificado e sem fronteiras!

Gostou do post? Precisa reduzir seus custos com logística e tornar suas operações muito mais eficientes? Então, entre em contato conosco para personalizarmos uma solução para você ganhar mais e crescer no mercado!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-