Como funciona o transporte de cargas refrigeradas? Entenda aqui

transporte de cargas refrigeradas
6 minutos para ler

A logística do transporte de cargas refrigeradas exige cuidados específicos e estratégia. Afinal, esse tipo de mercadoria pode sofrer deteriorações físicas, biológicas e químicas, que ocasionam perda de qualidade e prejuízos financeiros.

O transporte de cargas refrigeradas é utilizado, principalmente, para produtos farmacêuticos e alimentícios. Sua logística é complexa, devido às exigências regulamentares específicas da modalidade.

Empresas que atuem nesse segmento devem entender com clareza o funcionamento dos processos, a fim de evitar problemas e prejuízos comerciais. Se você tem interesse no assunto, convidamos a continuar a leitura, pois vamos apresentar pontos importantes a respeito do assunto. Confira!

Como o transporte de cargas refrigeradas funciona?

Cargas refrigeradas dizem respeito a mercadorias que requerem condições climáticas específicas na hora de ser transportadas para seus destinos finais. O processo logístico bem executado desse tipo de produto é importante, pois em caso de falhas, pode haver prejuízos irreversíveis à carga, assim como às empresas e também aos consumidores.

Entre os principais tipos de cargas que necessitam de refrigeração, estão:

  • alimentos congelados;
  • carnes;
  • medicamentos;
  • verduras;
  • legumes;
  • frutas;
  • laticínios.

A locomoção da carga é feita por veículos que têm uma câmara fria. Ela mantém a temperatura constante, de acordo com as necessidades de cada caso, e garante a qualidade até o momento da entrega.

Os veículos podem ser tanto carros apropriados quanto caminhões que obedeçam as determinações, de acordo com cada item transportado. Por ser mercadoria perecível, o ideal é que o transporte de cargas refrigeradas não seja realizado para longas distâncias.

Quais os cuidados fundamentais para o transporte de cargas refrigeradas?

Na hora de transportar a carga, é fundamental optar por empresas que tenham experiência na execução do serviço e garantam suporte eficiente em todas as etapas do processo. Por ter uma logística complexa, o transporte de cargas refrigeradas exige cuidados específicos, que precisam ser observados na locomoção da mercadoria.

No Brasil, nem todas as empresas executam essa modalidade de transporte, devido às exigências rígidas do setor. Confira, a seguir, alguns pontos fundamentais.

Regulamentação

O transporte de carga refrigerada é regulamentado pela NBR 14701/2001, que estabelece as diretrizes para a movimentação dessa modalidade. Em vigor desde 2002, a norma determina, entre outros pontos, que a refrigeração do veículo seja iniciada 15 minutos antes do início do trajeto e sempre de acordo com a temperatura ideal para o tipo de carga.

Além da climatização, a NBR 14701/2001 também padroniza pontos como registro da temperatura nos veículos e estoques, movimentação e embalagem, entre outros. Uma questão importante é dar atenção às especificações fiscais de cada estado, a fim de cumprir com rigor o que cada legislação determina.

Condições do veículo de transporte

É essencial que o veículo de transporte esteja de acordo com o tipo e quantidade de carga transportada. A higiene total é ponto central, principalmente, para cargas alimentícias.

Do mesmo modo, é fundamental que o veículo esteja com todas as manutenções em ordem. Falhas no processo de entrega ocasionam atrasos que, por sua vez, podem estragar a carga e causar a perda da mercadoria transportada.

Acondicionamento

Organizar a carga de modo otimizado e de acordo com as necessidades de conservação de cada caso é essencial para garantir perfeitas condições no transporte e para ocupar todo o espaço disponível e evitar desperdício. Para tanto, é preciso acomodar a carga de modo estratégico.

Uma maior atenção às embalagens auxilia na preservação da carga, ao mesmo tempo que ajuda a manter as condições ideais durante a movimentação. É essencial prestar atenção ao acondicionamento para a garantia do cumprimento de todas as diretrizes de transporte, armazenamento e estoque.

Mais uma vez, é importante ressaltar a necessidade de rigor com a temperatura ideal para cada carga, uma vez que esse ponto é central para a preservação e cumprimento da legislação.

Definição estratégica da rota

Definir a melhor rota para a movimentação das cargas refrigeradas é importante, pois é preciso cumprir prazos e determinações legais para essa modalidade de transporte. O ideal é roteirizar o trajeto e fazer o acompanhamento rigoroso da execução da rota.

Dessa forma, é possível garantir que cada etapa seja cumprida de acordo com o tempo definido, evitando atrasos e depreciação da carga. É importante ter um plano consistente, caso ocorram imprevistos, e atuar de maneira integrada. Se for necessária a reformulação da rota, é fundamental agir com rapidez e eficiência.

Equipe profissional bem treinada

Uma equipe profissional capacitada é relevante durante todo o processo de transporte da carga refrigerada. Diante da complexidade de cada etapa, é preciso ter amplo conhecimento para garantir o sucesso da operação.

Durante o transporte, é necessário estar atento a questões centrais, como desvios da rota ou atrasos. Com uma equipe altamente qualificada, é possível identificar pontos de correção e executar os procedimentos necessários o mais rápido possível.

Como a Pibernet atua no transporte de cargas refrigeradas?

A Pibernat está entre as principais empresas especializadas no transporte de cargas refrigeradas do mercado logístico brasileiro. Com mais de 30 anos de atuação, a empresa oferece eficiência, segurança e simplificação.

Com equipe altamente especializada, a Pibernat oferece soluções completas e sob medida para auxiliar seus clientes com visibilidade integral, que vai desde a coleta da carga até a entrega no destino final. A empresa conta com tecnologia de ponta, integração de processos, agilidade, eficiência operacional e suporte total, que garantem os melhores resultados, além do foco total no cliente.

Agora que você já sabe como a logística do transporte de cargas refrigeradas funciona e a importância de escolher empresas que entendam de toda a cadeia dessa modalidade, pode avaliar com clareza, tomar a decisão mais eficiente e evitar problemas futuros. Lembre-se de optar por empresas especializadas e que sejam referências pela atuação e credibilidade conquistadas no setor. Com informação e estratégia, é possível otimizar os resultados.

Se você gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre assunto ou esclarecer alguma dúvida, entre em contato conosco e um dos nossos consultores terá prazer em ajudar.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-